Iniciar a vida na universidade pode implicar um alto grau de independência, o que nem sempre é simples concretizar.
Em muitos casos é habitual que os estudantes se mudem para outras cidades universitárias quando iniciam esta nova etapa escolar.
Aprender a viver de forma independente é essencial para ser feliz na nova cidade universitária.
Depois do período de adaptação ficará tudo mais fácil, faz todos os possíveis para ficares a conhecer a cidade para onde te vais mudar.
Dar início aos estudos universitários pode implicar grandes mudanças para os estudantes. As alterações não estão apenas relacionadas com conhecimentos a nível académico, mas também com uma etapa de auto-conhecimento. Os estudantes começam a definir a sua vocação, gostos, personalidade e inclusivamente a saber mais sobre os seus limites e fragilidades.
O caminho de cada estudante é diferente, mas regra geral nesta época os jovens ganham um grande sentido de independência, porque longe dos pais têm que ser capazes de gerir a sua própria vida sozinhos.
Algumas dicas:
– Explora com antecipação;
– Caminha;
– Procura planos para o fim-de-semana;
– Socializar;
Ao mudarem-se para a nova cidade universitária os estudantes devem ter em conta uma série de considerações numa fase em que a universidade e a adaptação aos estudos superiores são uma prioridade
Universia, 26/06/2018