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A comunicação é uma competência chave tanto a nível pessoal quanto profissional. O sucesso ou o fracasso das nossas relações sociais estão intimamente ligados com esta capacidade.

Praticar a escuta ativa é muito importante para criar empatia com os outros. Se queremos ser ouvidos também devemos ser capazes de ouvir os outros.
É importante escolher o melhor lugar e canal para transmitir a mensagem.
Não se esqueça que os gestos e a postura também falam, tenha cuidado com o que transmite com a comunicação não verbal.

A comunicação é cada vez mais valorizada no mundo dos negócios e é essencial se quer tornar-se um grande líder. Quer saber como fortalecer as habilidades de comunicação? Se deseja evitar que os problemas de comunicação interfiram com seus objetivos profissionais, siga estas dicas simples que o ajudarão a fortalecer as competências neste campo.

 

1 – Pratique a escuta ativa

Praticar a escuta ativa requer um esforço, pois envolve a compreensão e a interpretação da mensagem que a outra pessoa está a emitir. Escutar ativamente significa não só entender a comunicação verbal, mas também analisar os gestos e identificar o propósito.

É importante oferecer feedback ou comentários à outra pessoa, o que reforça a comunicação. Para este objectivo, pode fazer perguntas assertivas para confirmar se está a entender a mensagem ou parafrasear os comentários da outra pessoa, repetindo com as suas próprias palavras a ideia que interpretou. Também é conveniente que reforce a mensagem com gestos e palavras de modo a criar empatia com o interlocutor.

 

2 – Concentre-se na mensagem e seja claro

É essencial quando está a comunicar que se concentre no conteúdo da mensagem, no que está a dizer e não se distraia ou se centre em outros aspectos, como o tom usado. Evite lidar com outros tópicos que não estão relacionados ou falar sobre o que aconteceu no passado.

Se quiser que a outra pessoa compreenda a sua mensagem, deve ser claro, preciso e concreto. Evite ambiguidades, rodeios, dar explicações excessivas ou usar generalidades.

Quanto mais específico e breve for, melhor o destinatário entenderá a mensagem.

 

3 – Escolha o melhor momento e canal

É inútil cuidar do conteúdo da mensagem se não for transmitido no lugar ou momento adequado. Imagine que tem de resolver um problema pessoal ou fazer uma crítica sobre o trabalho feito de um colaborador. Neste caso, deve escolher um momento em que saiba que pode tratar a questão calmamente, sem interrupções que impeçam solucionar o conflito. Além disso, terá que o fazer em particular, para não expor essa pessoa e piorar a situação.

Existem também diferentes canais ou meios através dos quais podemos comunicar. O mais aconselhável é através da palavra, cara a cara, especialmente se tiver que lidar com problemas conflituosos ou complexos.

Para comunicações gerais ou para registar o que foi falado, pode usar os meios escritos, como folhetos ou e-mails.

 

4 – Cuide da comunicação não verbal

Na comunicação não verbal intervêm vários sinais, gestos, posturas, o volume de voz ou o tom que acompanham a mensagem. Esta comunicação não verbal deve reforçar o conteúdo da mensagem e não contradizê-la.

Para melhorar as suas habilidades de comunicação, precisa treinar o uso dos seus gestos, controlar as suas posturas ou aprender a ajustar o tom da sua voz.

 

5 – Pratique diferentes técnicas de comunicação

Ensaie e use várias técnicas de comunicação assertivas que o ajudarão a ser muito mais eficaz.

Por exemplo, pode usar a técnica do disco riscado para expressar sua opinião. Esta técnica é usada para insistir numa ideia e é caracterizada por repetir continuamente a ideia principal da sua mensagem, referindo que entende a outra pessoa.

Quando tiver de fazer uma crítica ou expressar uma opinião negativa, pode usar a técnica da sanduíche. Consiste em emitir primeiro uma mensagem positiva, como agradecer ou dar um elogio, depois fazer a crítica ou a dar a opinião negativa e terminar a sua frase com outra mensagem positiva, oferecendo incentivo ou confiança.

Universia, 27/03/2018