Lisboa: (+351) 213 216 400 | Porto: (+351) 225 198 700

Conheça algumas dicas úteis para que consiga organizar as duas áreas da sua vida sem grandes conflitos.

Embora seja muito comum encontrar estudantes universitários à procura de emprego ou de um part-time, alguns estudantes do ensino secundário também já estão inseridos no mercado de trabalho. No entanto, isso não deve ser motivo para descuidar os estudos. Se está a ter dificuldade em conciliar todas estas tarefas, aprenda a planear os seus estudos considerando as obrigações para com o emprego:

1.) PLANEIE DETALHADAMENTE

Se quando era apenas estudante precisava de planeamento, agora que tem um emprego, isso é ainda mais necessário. Seja específico sobre todas as tarefas que tem em mãos e mantenha-se fiel à sua agenda. Marque períodos para a escola, para o trabalho e para os estudos propriamente ditos. Inclua também horários de lazer, nos quais se possa divertir da maneira que mais gosta. O seu cérebro precisa ainda de um período de inatividade e depois de tanto esforço, você merece.

2.) NÃO SE COMPROMETA DEMASIADO

Não assuma mais tarefas do que aquelas que pode realmente concretizar, tanto no trabalho como na sua vida académica. Lembre-se que ao comprometer-se com um emprego, deve entregar-se para conseguir o melhor desempenho possível sem descurar os estudos. Se acha que não poderá liderar um projeto no trabalho ou no colégio, recuse-o.

3.) TESTE O PERÍODO DA MANHÃ PARA OS TRABALHOS DE CASA

Considere o período da manhã para estudar e fazer os trabalhos de casa. Talvez considere que não vai ser nada produtivo acordar uma hora mais cedo para isso, mas muitas pessoas desenvolvem melhor as suas tarefas durante a parte da manhã. Faça um teste durante uma semana. Caso não se adapte, tente encontrar um outro período mais produtivo.

Universia, 18/05/2017